quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Voz do índio na Rio +20



O cacique da tribo Terena, índio Rondon pede a atenção dos governantes e do congresso para serem feitas leis de maior impacto em relação ao meio ambiente.
A representatividade indígena já havia sido comprovada na conferência de 1992 e os pedidos para preservação da biodiversidade persistem.
O Cacique não desiste de sua luta por conservar e manter o meio ambiente onde vive com a tribo pela qual é responsável.

Suzuki volta ao Rio




Serven Suzuki faz discurso emocionado na Rio +20. Afirma que nestes 20 anos vem participando de eventos mundiais ligados a conservação do planeta mas está decepcionada com os resultados obtidos até o presente momento. Apesar da sua decepção ela afirma que continuará a lutar pelo ideal de crescimento global com maior equilíbrio, pela conservação ambiental e afirma que apesar do líderes mundiais terem o poder para fazer as mudanças necessárias, cabe as populações e as novas gerações mudarem suas atitude não fazendo somente cobranças mas implantando novas maneiras de viver sustentáveis, cabe ressalvar os ideais de preservação e crescimento ambiental, social e econômico de modo mais justo com os cidadãos e meio ambiente.

Entrevista com Porta Voz Adjunto da ONU



A entrevista com Giancarlo Summa mostra que o desenvolvimento econômico, social e ambiental ainda são metas a serem alcançadas pelos países que participam da Rio + 20. O Porta Voz da ONU elogia o Brasil em detrimento aos outros países que participaram da conferência de 1992.
Nos últimos 20 anos a economia mundial cresceu mas pouco se fez para combater as desigualdades sociais mundiais. Quanto as propostas para o meio ambiente também estas deixaram a desejar. Espera-se um melhor resultado da Rio +20 com relação ao crescimento e sustentabilidade no planeta.

Resultado da Rio +20



Este vídeo apresenta um balanço do que foram as propostas da conferência de 1992 em relação as propostas da Rio +20. O que se nota é que apesar doa avanços registrados no vídeo muito ainda deverá ser feito pelos países presentes no tocante a sustentabilidade do meio ambiente e crescimento global.
O Brasil vem se destacando nas metas que foram propostas assim como assume papel relevante para as novas que estão sendo elaboradas.


Importancia da Rio +20

Rio+20
View more PowerPoint from vanessadonascimento

Muito interessante o resumo apresentado pela autora sobre  os objetivos da Rio + 20 no tocante ao desenvolvimento sustentável do planeta.
Esta conferência vem a acrescentar àquela denominada Cúpula da Terra  de 1992 elementos novos para o crescimento econômico Global preservando o meio ambiente. Os resultados deste projeto conjunto de setores privados, governos e ONGs  busca proporcionar as novas gerações um mundo mais justo socialmente e ecologicamente correto. Os efeitos positivos alcançados nestes 20 anos fazem a natureza agradecer.

Documento da Rio +20

The Future We Want Rio+20 Outcome Document
View more documents from uncsd2012

O documento proposto pelas delegações que vieram a Rio + 20 decepcionou alguns chefes de estado , Ongs e ambientalistas. Estes grupos  desejavam maior responsabilidade por parte dos países poluentes com relação a bio diversidade mundial.
Apesar das críticas o documento foi elaborado de forma realista  a capacidade de atuação dos países participantes.
O lema de que é melhor avançar menos rapidamente mas avançar sempre foi seguido pelo documento entregue aos chefes de estado. Sua aprovação será considerada um marco na economia e desenvolvimento sustentável mundial.

Economia Verde

Principles of the Green Economy
View more PowerPoint from gt2012

Um artigo muito interessante. Os princípios da economia verde estão pautados na prosperidade sem agressão ao meio ambiente assim como oportunidades de desenvolvimento sustentável e recuperação dos eco sistemas já degradados pela ação do homem.
Para que haja a economia verde faz-se necessárias coalisões dos países que se comprometeram a proteger o nosso planeta para as futuras gerações. Na Rio + 20 serão apresentadas proposta para solucionar estes problemas continentais a longo, médio e curto prazos.

Economia Verde Urbana

ICLEI Green Economy Policy Brief
View more documents from uncsd2012

 A economia mundial está pautada nas produções geradas nos centros urbanos.
A economia verde se preocupa tanto com o crescimento econômico quanto com seu impacto no meio ambiente.
Propostas para o crescimento econômicomundial que estão ligadas a conservação ambiental estão sendo tratadas na Rio +20 juntamente com a energia limpa. Energia que é fundamental para o cescimento ecônomico  mundial subscrevendo-se  países desenvolvidos e os em desenvolimento.

terça-feira, 5 de junho de 2012




Achei a entrevista sensacional. Sair da Rio +20 com uma proposta desenvolvida pelos países membros das Nações Unidas ligada a planos reais de desenvolvimento sustentável é fundamental para o futuro do planeta.
A idéia de serem pagos pedágios sobre mares e ares é brilhante.
Ao lado dos interesses financeiros estar acoplada a ideia de se ter um lado substantivo ligado a redes com novas normas geográficas onde terão prioridade os paralelos com os mesmos biomas é  uma visão real do mundo ao qual fazemos parte. Não podemos esquecer que somos sujeitos partícipes do estado no qual se encontra nosso planeta.

segunda-feira, 28 de maio de 2012



Ianos Pastor, Secretário- Geral executivo para assuntos da ONU para a Rio
+ 20 faz suas observações sobre os 56 países que apresentarão propostas concernentes as problemáticas: sociais , ambientais e econômicas.
Em seu discurso ele faz comentários sobre a questão de um planeta resiliente.
A Conferência tem por meta apresentar soluções viáveis para se medir e monitorar o desenvolvimento sustentável do planeta.
O PiB Mundial Econômico  cresceu 75% e apesar deste alto índice ainda falta chegar a população carente mundial o saneamento básico. Somente 2,6% das classes mais pobres tem esgoto e água tratadas em suas moradias.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dilma e a RIO +20




A Presidente do Brasil apresenta suas idéias para o Fórum mostrando a importância do Brasil nas questões ambientais não focando somente os interesses nacionais mas verificando as possibilidades reais das temáticas debatidas em relação realidade mundial
Novos paradigmas devem ser criados para um crescimento real e não fantasioso das nações.As questões ligadas à água, alimentação e energia devem ser propostas basadas nas realidade do mundo globalizado. As propostas voltadas para as áreas econômica, social e ambiental também devem obedecer ao mesmo critério.
O Brasil deve contribuir  com sugestões reais aos temas acima dispostos buscando oferecer as melhores opções ao crescimento sustentável do planeta.